terça-feira, 18 de novembro de 2008

Relatório da reunião em Atenas

No passado dia 31 de Outubro deslocou-se uma equipa de quatro professoras, à cidade de Atenas, Grécia.
A primeira sessão teve início no dia 1 de Novembro, numa sala de conferências de um dos hotéis onde os parceiros deste projecto se instalaram. Foi feito um primeiro balanço, dos trabalhos até então realizados e, foi feita a entrega do programa da visita à escola número 11 de Galatsi, na cidade de Atenas. No dia 3 de Novembro todos os professores envolvidos, nesta parceria, assistiram a aulas e realizaram diversas actividades junto dos alunos.
Desta reunião, saiu agendado um novo calendário, para a troca de práticas lectivas com recurso às TIC. No passado mês de Setembro, as escolas Francesa e Portuguesa realizaram sessões síncronas com recurso à ferramenta Skype. Os alunos, franceses e portugueses, recorrendo ao ensino à distância fizeram actividades de comunicação oral, em tempo real. Dado o sucesso alcançado, junto dos discentes, as coordenadoras envolvidas decidiram repetir a experiência com maior "assiduidade". Assim, no próximo dia 24 de Novembro e 15 de Dezembro, outras duas sessões serão levadas a cabo pelas mesmas responsáveis. Os alunos terão como tarefa preparar-se para dialogar em Inglês, Francês e Português, respondendo a questões de identificação pessoal e, em Dezembro, irão apresentar as tradições da época do Natal ( recorrendo à Língua Inglesa), das localidades de onde são oriundos.
Sem dúvida, que o recurso a este tipo de ferramentas é uma mais valia na motivação para a aquisição das Línguas Estrangeiras!
Como professora de Inglês e Coordenadora deste projecto, só posso desejar que a minha escola continue a trabalhar, para proporcionar as condições materiais necessárias e, poder implementar inteiramente estas actividades junto dos alunos com quem trabalho.
Relativamente às restantes escolas parceiras, este tipo de actividades não são possíveis de concretizar, devido à inexistência de um plano tecnológico nas escolas. A implementação deste plano em Portugal veio permitir que, escolas do interior do país, onde os recursos são escassos, e os horizontes destas crianças limitados, se consigam "projectar" em locais tão longínquos como: a França; Estónia; Grécia; Áustria.

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AS TIC NO ENSINO

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